E aí? Qual a diferença? Você também já se perguntou se existe diferença entre os tipos de brinquedos? Brinquedo educativo… brinquedo pedagógico… não é tudo a mesma coisa? Afinal, brinquedo não é brinquedo? Pois bem, não é que existe diferença!
Entendendo as Distinções
Os brinquedos e as brincadeiras podem ser considerados de diferentes formas dependendo da função que damos para eles. Portanto, um mesmo brinquedo pode ser considerado um brinquedo pedagógico e também um brinquedo educativo. Então, afinal qual a diferença entre um brinquedo pedagógico e um brinquedo educativo? Basicamente o uso que fazemos dele.
Brinquedo x Aprendizagem
Um brinquedo educacional é aquele que possibilita aprendizagem. Porém, quando a criança escolhe com o que brincar e como brincar, ela não o faz com a consciência e finalidade de “hoje vou aprender isso ou aquilo”. Ela geralmente explora o brinquedo sozinha ou até mesmo em grupo e acaba aprendendo e se desenvolvendo como consequência da forma como utiliza o brinquedo.
Por outro lado, um brinquedo pedagógico é acionado e trazido à interação com uma finalidade específica. Além de ter sua utilização mediada, geralmente, por um adulto educador e ser usado em espaços institucionais direcionados para a aprendizagem, como a escola. Desta maneira, podemos dizer que o brinquedo pedagógico faz parte do material pedagógico usado por educadores para potencializar uma aprendizagem.
Desenvolvendo Habilidades
Geralmente são propostas atividades e formas de utilização desses brinquedos que facilitem e favoreçam o desenvolvimento e aprendizagem de determinados conceitos ou habilidades.
Exemplo Prático
Por exemplo, um quebra-cabeças pode ser considerado tanto um brinquedo educativo quanto pedagógico. Quando uma criança brinca com um quebra-cabeças sozinha, ela está explorando formas de resolver problemas, exercitando a paciência e a coordenação motora fina, entre outras habilidades. Isso caracteriza o que chamamos de brinquedo educativo, pois a aprendizagem acontece de forma natural durante a brincadeira.
No entanto, se um educador propõe uma atividade em sala de aula onde as crianças devem montar um quebra-cabeças para compreender um conceito específico, como por exemplo, a geografia de um determinado lugar, então estamos diante de um brinquedo pedagógico, pois há uma finalidade educativa específica por trás da atividade.
Conclusão
Em suma, embora os termos “brinquedo educativo” e “brinquedo pedagógico” possam parecer semelhantes à primeira vista, eles descrevem abordagens diferentes para o uso de brinquedos no contexto da aprendizagem infantil. Enquanto o brinquedo educativo promove a aprendizagem de forma mais livre e espontânea, o brinquedo pedagógico é utilizado de forma mais direcionada e com objetivos específicos de ensino.